Bem Vindo ao Blog "Educação na Família - Valores Familiares"

sábado, 14 de agosto de 2010

Valores Familiares

Valores Familiares




A descoberta de verdadeiros valores humanos é essencial para o processo de motivação da vontade e do crescimento social humano. São fatores que remetem sempre a valores humanos verdadeiros, sejam matérias e espirituais, desde que os primeiros sirvam os segundos e não o inverso, ou seja, não devemos priorizar os valores ou bens materiais como acontece em grandes setores da sociedade atual

Essa descoberta de valores destina-se aos imateriais, aos de espírito, fazendo referência à verdade (valores intelectuais), ao bem (valores morais) e a beleza (valores estéticos). Os três tipos de valores estão estreitamente relacionados entre si, dessa forma, verdade, bem e beleza são termos inseparáveis, do contrário teríamos uma verdade má e feia, com um bem feio e falso e ainda uma beleza falsa e má.

Como fazer para descobrir esses valores?

Por serem elementos que aperfeiçoam o ser humano, cada qual deve ter a iniciativa de procurá-los. Diante desses valores, na posse deles, o indivíduo pode ser mais e melhor como pessoa, mas nem sempre que procuram, os encontram. Também é verdade que às vezes, emergem de repente no nosso horizonte existencial, inclusivamente apesar da nossa resistência (…). Um dia qualquer. Uma vida rotineira, e talvez sem relevo, pode sentir-se sacudida – e até invadida – pela descoberta de um novo valor que a transforma (Polaino e Carreño, l992, p. 75).

Existe um espaço em que a descoberta de valores seja mais provável em primeiro lugar, falamos do âmbito vital da família. Quando os pais optarem por certos valores, comprometendo-se realmente com eles, os filhos virão ao mundo não para descobrir por que valores vale a pena arriscar a vida. É necessário comprometer-se com uns valores, organizando a vida familiar em função deles sendo eles próprios, para os seus filhos pessoas portadoras de valores, os quais serão atrativos para os filhos se forem vividos pelos pais de maneira natural, graciosa, com sorrisos habituais. Assim a família será vista como um museu vivo de valores e não como um quadro que se deve admirar, mas unindo-se ao comportamento diário dos pais para se fazerem presentes na conduta dos filhos, promovendo e mantendo sempre vigentes as normas e costumes familiares, referenciando a presença destes valores como preferenciais.

Um comentário:

  1. tá lindo o blog!!! Os temas são super interessantes, bons para se debater mesmo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, experiências, relatos, idéias e sugestões! Obrigada!