Bem Vindo ao Blog "Educação na Família - Valores Familiares"

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sexualidade na Escola


O Projeto Sexualidade surgiu no Centro de Estudos Supletivos Professor Paulo Melo, na cidade de Macapá, Amapá,  mediante a preocupação dos professores quanto à questão da evasão nas salas de aula, um dos motivos era a maternidade das alunas ou paternidade dos alunos que paravam os estudos em busca do sustento da nova família.   
Também se observou a enorme falta de entendimento dos alunos quanto a conhecerem seu próprio corpo, e utilizarem essas informações para ter uma vida sexual mais saudável e segura.
Agora o projeto é realidade na escola e mostramos todo nosso trabalho na mostra pedagógica.


Os alunos produzem informação para os visitantes de forma bem simples e com o linguajar jovem.

O espaço reservado ao Projeto também é um espaço em que se mostra a anatomia do aparelho reprodutivo feminino e masculino. Assim, como também demonstra o registro das atividades desenvolvidas por eles no decorrer do ano letivo. 

Os alunos correm atrás de informações sobre AIDS e disponibilizam também para os visitantes

O login do Projeto e nosso público alvo são os jovens e adultos que se encontram matriculados em nossa escola.

Além de informar sobre DST´S e AIDS também enfatizamos as informações sobre os métodos contraceptivos, a gravidez precoce e aborto.
                Na mostra pedagógica disponibilizamos informações sobre sexualidade e também distribuímos camisinhas aos visitantes tanto a masculina quanto a feminina e demonstramos a maneira correta de se usar cada uma delas.

2 comentários:

  1. É muito importante que as escolas trabalhem esses temas com alunos que já precisam conhecer melhor o assunto, somos formadores de opinião e devemos preparar nossos alunos para a vida social.

    Parabéns aos organizadores!

    Diana

    ResponderExcluir
  2. Este Projeto é muito importante para nosso alunado, pois enfrentamos anualmente a realidade de alunas que abandonam a escola em razão de gravidez não planejada. Infelizmente, mesmo com todo o universo de informação que os jovens tem acesso hoje em dia, esta ainda é uma realidade nas escolas brasileiras. Desta forma, faz-se necessário repensarmos as práticas de Educação Sexual, no sentido de aprofundarmos as reflexões com os jovens, desfocalizarmos da simples anatomia, para irmos mais fundo nestas questões. O Projeto mde nossa escola, vem neste sentido.
    Em dezembro de 2009 estivemos participando de um Seminário no CETA ecohotel, no qual fora abordado esta temática, onde adquirimos um material de apoio ao professor, o qual fora encaminhado a professora Regiane Pereira, que este ano está na Coordenação do projeto Sexualidade Humana em nosso Centro de Estudos.

    Jucy Farias- Coordenadora Pedagógica CESPPM

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, experiências, relatos, idéias e sugestões! Obrigada!